Mário José Batista Franco
 Professor Auxiliar do Departamento de Gestão e Economia


Formação Académica

- Doutoramento (Ph.D) em Gestão, pela Universidade da Beira Interior - 2002. A tese intitula-se: "O Processo de Cooperação nas Empresas Portuguesas: Formação, Implementação e Desenvolvimento".


- Frequentou o "European Doctoral Program in Entrepreneurship and Small Business Management" em Barcelona (Espanha) e Växjo (Suécia) - 1º semestre de 1997.


- Mestrado em Gestão, pela Universidade da Beira Interior - 1995.


- Licenciatura em Gestão de Empresas, pela Universidade da Beira Interior - 1991.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Interesses de Investigação

Interesse geral pela área de Gestão das PMEs e, em particular:

. Cooperação Empresarial

. Entrepreneurship/Empreendedorismo

. Interorganizational Networks

. Aprendizagem Organizacional

. Inovação

——————————————————————————————–————————--———————————————————————————————-

Publicações

- FRANCO, M., MAGRINHO, A. and SILVA, J.R. (2011), “Competitive Intelligence: A Research Model Tested in Portuguese firms”, Business Process Management Journal, Vol. 17, Nº 2, pp. 332-356. [Indexed in SCOPUS]

 

- HAASE, H. and FRANCO, M. (2011), “An Exploratory Study of the Motives and Perceived Effectiveness of International Cooperative Alliances among SME”, International Journal of Entrepreneurship and Innovation Management, Vol. 13, No. 3/4, pp. 314-336. [Indexed in SCOPUS]

 

- FRANCO, M., HAASE, H., MAGRINHO, A. and SILVA, J.R. (2011), “Scanning Practices and Information Sources: A Study of Firm Size”, Journal of Enterprise Information Management, Vol. 24, Nº 3, pp. 268-286 [Indexed in SCOPUS]

 

- FRANCO, M. (2011), Performance in Strategic Alliances: An Analysis of Objective and Subjective Measures”, International Journal of Entrepreneurial Venturing – Special Issue on “Business Networks and Enterprise Development”, Vol. 3, Nº 1, pp. 84-100. [Indexed in INSPEC]

 

- FRANCO, M. (2010), “Partner Selection Criteria in Cooperative Agreements: Influence from Contextual Factors", I International Journal of Business Environment, Vol. 3, Nº 3, pp.  267-291. [Indexed in SCIRUS]

 

- FRANCO, M. and ESTÊVÃO, C. (2010), “The Role of Tourism Public-Private Partnerships in Regional Development: A Conceptual Model Proposal”, Cadernos EBAPE.Br., Vol. III, No 4, pp.600-612 [Indexed in LATINDEX e SciELO]

 

- MAINARDES, E.W., CORREIA, R and FRANCO, M. (2010), “A Influência do Contrato Psiciológico nos Resultados das Redes Inter-Organizacionais, através dos Comportamentos de Cidadania Organizacional”, Qualit@s Revista Electrónica, Vol. 9, Nº 3. (ISSN: 1677 4280) [Indexed in LATINDEX e Base DOAJ]

 

- FRANCO, M., HAASE, H. and LAUTENDCHÄGER, A. (2010), “Do Universities Impact Regional Employment? A Cross-regional Comparison of Migration Effects”, Actual Problems of Economics, Vol. 7, Nº 109, pp. 301-312 (ISSN: 1993-6788). [Indexed in ISI – Social Sciences Citation Index and SCOPUS]

 

- FRANCO, M., HAASE, H. and GOMES, F. (2010), “The Influence of Entrepreneurial Attitude on Business Cooperation Decisions: Proposal for a Structural Model”, The IUP Journal of Entrepreneurship Development, Vol. VII, No. 3, pp. 49-68.  [Indexed in ABI/Inform Global]

 

- FRANCO, M. and BRÁS, M.L. (2010), “Training and Strategic Competencies of the Executive Manager in Schools: An Exploratory Case Study”, International Journal of Management in Education, Vol. 4, Nº 4, pp. 425-445. [Indexed in SCIRUS]

 

- FRANCO, M., HAASE, H. and LAUTENDCHÄGER, A. (2010), “Students’ Entrepreneurial Intentions: An Inter-Regional Comparison”, Education + Training, Vol. 52, Nº 4, pp. 260-275 (ISSN: 0040-0912) [Indexed in SCOPUS].

 

- LEITÃO, J. and FRANCO, M. (2010), “On the Evaluation of SME Performance from a Human and Organizational Capital Perspective”, International Journal of Entrepreneurship and Small Business, Vol. 10, Nº 1, pp. 108-130. [Indexed in SCOPUS]

 

- HAASE, H. and FRANCO, M. (2010), “Learning Alliances, Corporate Entrepreneurship, and Business Performance: Is There Really a Linkage?", International Journal of Business Environment - Special Issue, Vol. 3, Nº 1, pp. 57-73 (ISSN: 1740-0589). [Indexed in SCIRUS]

 

- FRANCO, M. and HAASE, H. (2010), “Failure Factors in SME: A Qualitative Study from an Attributional Perspective”, International Entrepreneurship and Management Journal, Vol. 6, Nº 4, pp. 503-521. [Indexed in SCOPUS]

 

- FRANCO, M. and HAASE, H. (2009), “Entrepreneurship: An Organizational Learning Approach”, Journal of Small Business and Enterprise Development, Vol. 16, Nº 4, pp. 628-641 (ISSN: 1462-6004) [Indexed in SCOPUS]

 

- FRANCO, M. e BARBEIRA, M. (2009), “Sistema de Gestão do Conhecimento como Fomentador de Redes Estratégicas Interorganizacionais”, Revista Ibero-Americana de Estratégia, Vol. 8, Nº 2, pp. 5-25 (ISSN: 2176-0756). [Indexed in LATINDEX]

 

- FRANCO, M. and HAASE, H. (2009), “Entrepreneurial Orientation from Learning Alliances: A Study towards Business Performance”, Small Business Review, Piccola Impresa, Nº 2, pp. 75-99 (ISSN: 0394-7947).

 

- FRANCO, M. (2007), “Tipologia de Processos de Cooperação Empresarial: Uma Investigação Empírica sobre o Caso Português”, Revista de Administração Contemporânea, Vol. 11, Nº 3, pp. 149-176 (ISSN: 1415-6555). [Indexed in Scielo, EBESCO e LATINEX]

 

- FRANCO, M. (2003), “Collaboration among SMEs as a Mechanism for Innovation: An Emprical Study”, New England Journal of Entrepreneurship do College of Business, Sacred Heart University, Spring, Vol. 6, Nº 1, pp. 23-32. [Indexed in ABI/Inform Global]

 

- USSMAN, A., ALMEIDA, A., FERREIRA, J., MENDES, L. and FRANCO, M. (2001), “SME and Innovation: Perceived Barriers and Behaviour Patterns”, The International Journal of Entrepreneurship and Innovation, Vol. 2, Nº 2, June, pp. 111-118 (ISSN: 1465-7503). [Indexed in ABI/Inform Global]

 

- USSMAN, A. and FRANCO, M. (2000), “The Co-operation Process in Textile and Clothing SME: A Portuguese Case”, Journal of Fashion Marketing and Management, Vol. 4, Nº 1, pp. 49-56 (ISSN: 1361-2026) [Indexed in SCOPUS]

 

- USSMAN, A., FRANCO, M. and Ussman, M.H. (1999), “Statistical Review: The Portuguese Clothing Industry and Market Trends”, Journal of Fashion Marketing and Management, Vol. 3, Nº 1, pp. 85-90 (ISSN: 1361-2061) [Indexed in SCOPUS]

————————————————————————————————————————

Livros e Capítulos de Livros

 

 - HAASE, H. and FRANCO, M. (2010), “Cooperative Alliances as a Mechanism for SME Internationalization”, in Baier, K., Gaul, W., Rese, A. and Würth, R. (Eds.), The Entrepreneurship – Innovation – Marketing Interface, Künzelsau, Germany, Cap. 3, pp. 119-136 (ISBN: 978-3-89929-207-7).

 

- ESTEVÃO, C. e FRANCO, M. (2010), “O papel das Parcerias Público-Privadas de Turismo no Desenvolvimento Regional”, in LOURENÇO, L. e SILVA, M.J. (Eds.), Tópicos Avançados de Gestão: Reflexões, Contributos e Aplicações, Edição e Execução Gráfica: Universidade da Beira Interior, Portugal, pp. 373-382 (ISBN: 978-989-654-029-6).

 

- FERNANDES, C. e FRANCO, M. (2010), “A Influência do Espaço na Formação e Estrutura das Redes de Inovação”, in LOURENÇO, L. e SILVA, M.J. (Eds.), Tópicos Avançados de Gestão: Reflexões, Contributos e Aplicações, Edição e Execução Gráfica: Universidade da Beira Interior, Portugal, pp. 393-410 (ISBN: 978-989-654-029-6).

 

- FRANCO, M. e CRUZ, R. (2009), “Redes de Cooperação Internacional como Factor de Competitividade: Proposta de um Modelo Conceptual para a Indústria dos Portos”, in ALMEIDA, F.A., GUIMARÃES, A.T., FRANCO, M. e LEITÃO, J. (Orgs.), Governança Estratégica, Redes de Negócios e Meio Ambiente: Fundamentos e Aplicações, Editora da Universidade Estadual de Goiás, Anápolis - UEG – Brasil, Cap. 10, pp. 133-148 (ISBN: 978-85-63192-00-4).

 

- BARBEIRA, M. e FRANCO, (2009), “As Alianças como Estratégia e Inteligência Competitiva na Partilha de Conhecimento Organizacional”, in ALMEIDA, F.A., GUIMARÃES, A.T., FRANCO, M. e LEITÃO, J. (Orgs.), Governança Estratégica, Redes de Negócios e Meio Ambiente: Fundamentos e Aplicações, Editora da Universidade Estadual de Goiás, Anápolis - UEG – Brasil, Cap. 14, pp. 215-229 (ISBN: 978-85-63192-00-4).

 

- MAGRINHO, A., FRANCO, M. e RAMOS SILVA, J. (2009), “Inteligência Territorial e Governance Competitiva ”, in FRANCO, M., LEITÃO, J., ALMEIDA, F.A. e GUIMARÃES, A.T. (Orgs.), Cooperação entre Empresas, Clusters, Redes de Negócios e Inovação Tecnológica, Editora da Universidade Estadual de Goiás, UBI, Covilhã, Portugal, Cap. 1, pp. 23-37 (ISBN: 978-989-654-022-7).

 

- FRANCO, M. e BARBEIRA, M. (2009), “Uma Análise Conceptual de Relacionamentos Inter-empresas a partir do Enfoque da Análise Estrutural das Redes Sociais ”, in FRANCO, M., LEITÃO, J., ALMEIDA, F.A. e GUIMARÃES, A T. (Orgs.), Cooperação entre Empresas, Clusters, Redes de Negócios e Inovação Tecnológica, Editora da Universidade Estadual de Goiás, UBI, Covilhã, Portugal, Cap. 2, pp. 39-53 (ISBN: 978-989-654-022-7).

 

- ALMEIDA, F.A., GUIMARÃES, A.T., FRANCO, M. e LEITÃO, J. (2009), Governança Estratégica, Redes de Negócios e Meio Ambiente: Fundamentos e Aplicações (Orgs.), Editora da Universidade Estadual de Goiás, Anápolis - UEG – Brasil (ISBN: 978-85-63192-00-4).

 

- FRANCO, M., LEITÃO, J., ALMEIDA, F.A. e GUIMARÃES, A.T. (2009), Cooperação entre Empresas, Clusters, Redes de Negócios e Inovação Tecnológica (Orgs), Editora da Universidade Estadual de Goiás, UBI, Covilhã, Portugal (ISBN: 978-989-654-022-7).

 

- USSMAN, A. and FRANCO, M. (2007), “The Co-operation Process – A Survey within Family Business and Non-Family Business”, in Wurth, R. and Gaul (eds.), The Entrepreneurship – Innovation – Marketing Interface, Swiridoff Verlag, Kunzelsau, pp. 461-481 (ISBN: 978-3-89929-120-9).

 

– FRANCO, M. (2001), “Cooperação Entre Empresas - Meio de Redimensionamento e Reforço da Competitividade das PME Portuguesas”, Livro Publicado com o apoio da Fundação Nova Europa, Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal (ISBN:972-9209-79-0).

—————————————————————————————————————————Algumas Comunicações

- FRANCO, M., HAASE, H. and LAUTENDCHÄGER, A. (2010), “Collective Entrepreneurship: Employees’ Perceptions about the Influence of Leadership Style”, paper to be presented at the RENT XXIV - Research in Entrepreneurship and Small Business, 18-19 November 2010, Maastricht, The Netherlands.

 

- FRANCO, M., HAASE, H. and BARBEIRA, M. (2010), “Strategic Networks as Facilitators of Knowledge Management”, paper published in Proceedings at the 11th European Conference on Knowledge Management, Edited by Eduardo Tomé, 2-3 September 2010, Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, Portugal, Vol. 1, pp. 405-423 (ISBN: 978-1-906638-71) [Indexed in Thomson ISI – Social Sciences Citation Index]

 

- HAASE, H., CORREIA, R., MAINARDES, E. and FRANCO, M. (2010), “The Influence of the Psychological Contract on the Performance of Inter-organizational Networks: Perspective from behaviours of organizational citizenship”, paper presented at the 25th Anniversary Workshop on Strategic Human Resource Management, May 2010, Barcelona, Spain.

 

- FREITAS, R. e FRANCO, M. (2010), “O Papel das Redes no Crescimento de Novas Empresas de Base Tecnológica: Um Estudo de Caso a Partir do Modelo de Evolução Sistémico”, paper apresentado nas XX Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, 5-6 Fevereiro de 2010, Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

 

- FRANCO, M., MAINARDES, E. e MARTINS, O. (2010), “Investigação em Redes Inter-Organizacionais: Actualidade e Perspectivas Futuras”, paper apresentado nas XX Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, 5-6 Fevereiro de 2010, Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal.

 

- FRANCO, M., HAASE, H. and LAUTENDCHÄGER, A. (2009), “Professional Intentions of University Students: A cross-regional comparison”, paper presented at the RENT XXIII - Research in Entrepreneurship and Small Business, 19-20 November 2009, Budapest, Hungary.

 

- FRANCO, M. e GERALDES, S. (2009), “Intra-empreendedorismo em Pequenas e Médias Empresas: Um Estudo de Caso”, comunicação apresentada e publicada no livro do XI Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, 12 e 13 de Novembro, Universidade do Algarve, Portugal, pp. 420-428 (ISBN: 978-972-9341-89-2).

 

- ESTEVÃO, C. e FRANCO, M. (2009), "The Role of Tourism Public-Private Partnerships on Regional Development: A Conceptual Model Proposal", comunicação apresentada no XI Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial, 12 e 13 de Novembro, Universidade do Algarve, Portugal, pp. 18-25 (ISBN: 978-972-9341-89-2).

 

- FRANCO, M., HAASE, H. and LAUTENDCHÄGER, A. (2009), “Are Universities Really Engines of Regional Economic Growth? A Cross-regional Comparison of Students Migration Effects”, paper presented in the G-Forum 2009 - 13th Annual Interdisciplinary Entrepreneurship Conference, 29-30 October 2009, Leipzig, Germany.

 

- MAGRINHO, A., FRANCO, M. and SILVA, J.R. (2009), “Economic Intelligence System: A research Model Tested in Portuguese Firms”, paper presented and published in eds. Rui Silva and Eduardo Tomé, Proceedings of the International Conference on Managing Services in the Knowledge Economy (MSKE 09), Universidade Lusíada (Centro Lusíada de Engenharia e Gestão Industrial), July 15-17, 2009, Vila Nova de Famalicão, Portugal, pp. 570-587 (ISBN: 978-989-640-046-0).

 

- GOMES, F., FRANCO, M. and HAASE, H. (2009), “Entrepreneurship and Its Influence on Strategic Alliance Decisions: Proposal for a Structural Model”, paper presented and published in the Book to the “Global Management 2009: "Achieving Excellence through an Integrated Approach" - IASK - International Association for the Scientific Knowledge, 22-24 June 2009, Seville, Spain, pp. 621-631 (ISBN: 978-989-95806-9-5).

 

- HAASE, H. and FRANCO, M. (2009), “Cooperative Alliances as a Mechanism for SME Internationalization: An international entrepreneurship perspective”, paper presented on 3rd Symposium on the Entrepreneurship – Innovation – Marketing Interface, 10 - 11 June 2009, Cottbus, Germany.

 

- FRANCO, M. and HAASE, H. (2009). “A Comparative Study of Cooperative Relationships in Family and Non-family Businesses”, paper presented for 5th Workshop on Family Firms Management Research, 7 -9 June 2009, Hasselt, Belgium.

 

- LEITÃO, J. and FRANCO, M. (2009), “Non-economic Organizational Performance of SMEs: Is there a Racional for a Cognitive Entrepreneur?”, paper presented at the 4th EDP Workshop - European Doctoral Program in Entrepreneurship and Small Business Management, 2-3 April 2009, Barcelona, Spain.

 

- LEITÃO, J. and FRANCO, M. (2009), “Non-economic Organizational Performance of SMEs: Is there a Racional for a Cognitive Entrepreneur?”, paper presented at The 7th Interdisciplinary European Conference on Entrepreneurship Research (IECER) “Human Capital and Entrepreneurship”, 4-6 March 2009 at the Instituto Superior Técnico (IST), Technical University of Lisbon, Portugal.

 

- BARBEIRA, M. e FRANCO, M. (2009), “Uma Análise Conceptual de Relacionamentos Interempresas a partir do Enfoque da Análise Estrutural das Redes Sociais”, comunicação apresentada e publicada nas XIX Jornadas Hispano Lusas de Gestión Cientifica, 5 e 6 de Fevereiro de 2009, Baeza, Espanha (ISBN: 978-84-691-8776-0).

 

- FRANCO, M. (2009), “Será que a Cooperação Inter-empresas facilita o Processo de Internacionalização das PME? Algumas evidências empíricas”, comunicação apresentada e publicada nas XIX Jornadas Hispano Lusas de Gestión Cientifica, 5 e 6 de Fevereiro de 2009, Baeza, Espanha (ISBN: 978-84-691-8776-0).

 

- FRANCO, M. and HAASE, H. (2008), “Entrepreneurial Orientation from Learning Alliances: A Study towards Business Performance”, paper presented on Rent XXII - Research In Entrepreneurship and Small Business, 20-21 November 2008, Covilhã, Portugal.

 

- BARBEIRA, M. e FRANCO, M.  (2008), “As Alianças como Estratégia e Inteliência Competitiva na Partilha de Conhecimento Organizacional”, comunicação apresentada no 2º Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia, 20–22 Novembro 2008, ISCTE, Lisboa, Portugal.

 

- FRANCO, M. e BARBEIRA, M. (2008), “Mecanismos e Factores Críticos em Relacionamentos Interempresas: O paradigma da análise estrutural das redes sociais”, comunicação apresentada no 2º Encontro Luso-Brasileiro de Estratégia, 20–22 Novembro, ISCTE, Lisboa, Portugal.

 

- HAASE, H. and FRANCO, M. (2008), “Learning Alliances, Corporate Entrepreneurship, and Business Performance: Is There Really a Linkage?, paper presented on G-Forum 2008 – 12th Annual Interdisciplinary Entrepreneurship Conference, 6-7 November 2008, Dortmund, Germany.

 

- FRANCO, M. e FERREIRA, T. (2008), “A Cultura como Dimensão Chave nas Organizações que Aprendem: Enfoque ao Nível da Inovação e Criatividade”, comunicação apresentada no Congresso Internacional de Criatividade e Inovação 2008, 17-19 Outubro de 2008, Loulé, Algarve, Portugal (CD-Rom – ISBN: 978-989-95998-0-2).

 

- FRANCO, M. e BARBEIRA, M. (2008), “As Alianças como Estratégia e Inteligência Competitiva na Partilha de Conhecimento Interorganizações”, comunicação apresentada na International Academy of Business Disciplines – European Acafemy of Management and Business Economics, “Building Bridges in a Global Ecionomy”, 18-20 June 2008, Salamanca, Spain (ISBN:978-84-7356-556-1).

 

- FRANCO, M. and HAASE, H. (2008), “Entrepreneurship: An Organizational Learning Approach”, paper presented on 6th Interdisciplinary European Conference on Entrepreneurship Research (IECER), “Entrepreneurial Contexts, Decisions, and Strategies”, 5 – 7 March 2008 at the University of Regensburg, Germany.

 

- LEITÃO, J. and FRANCO, M. (2008), “On the Evaluation of SME’s Performance from a Human and Organizational Capital Perspective”, paper presented on 6th Interdisciplinary European Conference on Entrepreneurship Research (IECER), “Entrepreneurial Contexts, Decisions, and Strategies”, 5 – 7 March 2008 at the University of Regensburg, Germany.

 

- FRANCO, M: (2008), “Empreendedorismo e Aprendizagem Organizacional: Um estudo Empírico sobre as PME”, comunicação apresentada e publicada no livro de Actas das XVIII Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica, 7 e 8 de Fevereiro de 2008, Faculdade de Economia do Porto, Portugal.

 

- FRANCO, M. (2007), “O Empreendedorismo numa Perspectiva de Aprendizagem Organizacional: Enfoque ao Nível Individual”, comunicação apresentada no IX Seminário Luso-Espanhol de Economia Empresarial – Inovação e Educação: Ensino do Empreendedorismo, 15 e 16 de Novembro de 2007, UBI, Covilhã, Portugal (ISBN: 978-972-8790-75-2).

 

- FRANCO, M. (2007), “Estudo do Empreendedorismo ao Nivel de Aprendizagem Individual: O Papel do Empreendedor, comunicação apresentada e publicada no livro de Actas do XVII Congreso Hispano-Lusas de Gestão Científica – Conocimiento, Innovación y Emprendedores. Camino al Futuro, Fevereiro de 2007, Logroño, Universidade de la Rioja, Espanha (ISBN: 978-84-690-3573-3)