header

3º Ciclo em Gestão

O DGE
 

 

Última Actualização:


31.01.2017 10:04

por Nuno Pessoa

 

 


O 3º Ciclo de estudos Conducentes ao Grau de Doutor em Gestão

O ramo de doutoramento em Gestão foi criado na UBI em 1992 conforme Deliberação do Senado nº2/92. Desde então, primeiro sobretudo com a colaboração de doutores de outras Universidades, nacionais ou estrangeiras, depois com a orientação dos seus próprios doutores, foram defendidas 15 Teses de Doutoramento em Gestão, encontrando-se mais algumas a aguardar marcação da defesa.

Em Janeiro de 2005 o Departamento de Gestão e Economia da Universidade da Beira Interior criou o Programa de Doutoramento em Gestão que teve o seu primeiro funcionamento no ano lectivo 2005/2006.

Em 2007, o Departamento de Gestão e Economia reformula o seu programa de Doutoramento, tendo em conta não só as recomendações do Processo de Bolonha, bem como as necessidades do mercado de trabalho, dando origem ao Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor em Gestão com a duração de 3 anos letivos, com 180 ECTS.

O Curso tem por objectivo fornecer um conjunto de ferramentas que permitam ao aluno elaborar o projecto de tese, desenvolver posteriormente a sua investigação e oferecer a oportunidade de estudar em profundidade temáticas diversas dentro da área científica de gestão.
O carácter inovador do curso prende-se com 3 aspectos essenciais: (1) uma forte componente formativa em metodologia de investigação, (2) uma sólida formação em ciência económica e empresarial avançada e (3) uma grande flexibilidade na escolha de disciplinas optativas.

Os alunos inscritos neste curso devem obter aprovação em algumas disciplinas obrigatórias, previamente estabelecidas, e completar um plano de estudos com disciplinas de opção.

A estrutura curricular apresenta-se da seguinte forma:
1- Área científica do curso: Gestão
2- Duração do curso: 1 ano lectivo
3- Número de disciplinas e de unidades de crédito necessárias à conclusão do curso: é necessária a aprovação em 10 disciplinas e um mínimo de 18,5 créditos.

Privilegiamos o ensino centrado no aluno, promovendo um relacionamento próximo entre alunos e professores.
Proporcionamos, ainda, ao aluno um conjunto de infra-estruturas de elevada qualidade, entre as quais me permito destacar o acesso a bases de dados de referência (WoK, PROQUESTe B-On) e várias salas de informática, algumas das quais dotadas de software específico para as áreas da Gestão, da Economia e do Marketing.

 

REGULAMENTO DO 3º CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE DOUTOR EM GESTÃO [aprovado em reunião do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de 29 de março de 2012]

 

Convenção de Cotutela para a Supervisão Conjunta de Tese de Doutoramento e
Dupla Titulação Universidade da Beira Interior (Gestão) - Universidade Presbiteriana Mackenzie (Administração de Empresas) - PROCEDIMENTOS
[ver aqui]

 

 

INFORMAÇÕES GERAIS DO CURSO

Grau Académico

3º Ciclo

Código Interno da UBI

835

Registo da DGES/MCTES

5384

Propinas (Ano letivo 2015/2016)

1.625,00 €

Composição da Comissão de Curso ...>>

 

UBI - Universidade da Beira Interior - Departamento de Gestão e Economia
Estrada do Sineiro, 6201-209 Covilhã
Telefone: 275 319 600