/
header

Homenagem

Prof. Doutor Paulo Maçãs
 

 

 

O Professor Doutor Paulo Jorge Maçãs Nunes foi docente do Departamento de Gestão e Economia desde 4 de outubro de 1995 a 10 de fevereiro de 2016. Nascido em 4 de Junho de 1972, licenciou-se pela Universidade de Évora em 1995, concluiu o Mestrado em Ciências Económicas na UBI em 1999 e o Doutoramento em Economia em 2002, também na UBI. Professor Associado, o Doutor Paulo Maçãs Nunes destacou-se como docente das unidades curriculares das áreas da Microeconomia e da Análise Económica de Dados, bem como investigador prestigiado do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia – UE/UBI.

Para os mais afastados eram os números o que mais te carateriza. Aqueles que conviviam mais de perto contigo sabiam que não eras parco em palavras.
Mas os que tínhamos o privilégio de privar contigo, além do brilhantismo com os números e a agilidade com as palavras, reconhecíamos-te facilmente pela generosidade infinita, pela alegria contagiante e pelo sublime sentido de humor que nos agarravam e cativavam e que não nos davam outra alternativa a não ser adorar-te.
É fácil perceber a insubstituiblidade de uma mente privilegiada como a tua mas é muito difícil aceitar que nunca mais poderemos partilhar uma gargalhada ou prolongar-nos numa conversa.
Foste, incontestavelmente, um soberbo professor, um exímio académico mas, acima de tudo, um amigo incomparável.
Já estamos a sentir muito a tua falta. Nunca te esqueceremos.


(testemunho lido na cerimónia fúnebre realizada a 13 de fevereiro de 2016 em Santo António das Areias)

Marco Xavier Gonçalves



Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do Professor Paulo Maçãs. 
Foi meu professor no Mestrado e a sua peculiar maneira de ser e estar desde logo me cativaram.
Pessoa simples, humilde, mas um grande economista, uma inspiração.
Tantos e tantos artigos que publicou, tantas aulas que leccionou....... mas chegou um dia que Deus o quis levar para junto dele.
A forma de ele estar traduz se somente nestas palavras: A good teacher can inspire hope, ignite the imagination, and instill a love of learning.
Obrigada Professor pelos momentos em que me deu a honra de ser sua aluna e aprender a gostar de economia mas principalmente de aprender sempre mais e mais............................

Liliana Santarém
Antiga aluna de Economia




O Professor Maçãs foi uma das pessoas das quais guardo as melhores recordações aquando da minha passagem pela UBI. Tenho também a certeza que esta “minha” imagem é partilhada pela larga maioria dos outros alunos que com ele contactaram.

Pedro Miguel Prego




Deixa saudades o tão querido e amado Professor Paulo Maçãs, homem de garra, de luta, que tentou “enfiar” nas nossas cabeças tudo o que é a
Economia Industrial.

Lembro o Professor Paulo Maçãs como uma pessoa muito dedicada à sua nobre profissão de ensinar. Nunca o vi de cara “feia”, as suas aulas
eram sempre animadas e motivava os alunos para alcançarem o sucesso. Apesar da enorme exigência e da dificuldade que era obter aprovação na sua disciplina o que interessou no final é que realmente se aprendeu. Neste momento triste sinto que perdi um amigo e a saudade é inevitável.
Que Deus possa confortar a sua família.

Só me resta agradecer. Obrigado por tudo Professor Paulo Maçãs.

Vítor Manuel Pereira
Lecturer of Finance
ISCAL - IPL - Lisbon

 

 

Foi com um profundo sentimento de tristeza que soube do falecimento do Prof. Paulo Maçãs. Foi meu professor e orientador da tese final do curso e deixou a sua marca, não só em mim, mas em todos aqueles que tiveram o privilégio de serem seus alunos.
Com uma acutilância rara, foi para mim o melhor professor que tive no curso de Economia. E na altura, não era mais do que um simples licenciado. 
Infelizmente, por ter sabido tarde de mais, não pude estar presente neste último adeus, mas espero que possam passar esta mensagem à família.

David Castro - 7087
Economia 1993-1998

 

 

Como seu ex-aluno, não tenho qualquer dúvida em afirmar que o Paulo foi o professor mais brilhante que tive durante a minha passagem pela UBI. Como colega, saliento a sua generosidade para com alunos e colegas e a vontade constante de melhorar, quer pessoalmente, quer a instituição que servia. Foi um investigador brilhante tendo publicado nas melhores revistas internacionais e tendo-se destacado como um dos melhores da UBI, do CEFAGE e do País. A sua partida é uma enorme perda para a UBI, para o DGE e para o CEFAGE. Pessoalmente, é uma perda insuperável de um grande amigo.

Tiago Sequeira, ex-aluno Economia 1994-99
Professor do DGE/UBI, 2002-atualidade

 

 

Enganam-se aqueles que pensam que tu, Paulo Maçãs, já partiste! Estarás sempre na vida e no coração de quem tu tocaste com o teu talento, sabedoria e genialidade. Pelo privilégio que foi o dom da tua vida, excelente professor, investigador brilhante, em tudo o que fazias existia talento. Um génio. Por seres amigo do teu amigo, por receberes sempre de coração aberto, pela sinceridade dos teus gestos, pela frontalidade das tuas palavras, pela autenticidade de cada encontro, pelo ânimo que transmitias, por dissipares todos os medos, por encorajares a ir mais além, por tudo, bem hajas. A um ser humano maravilhoso - homem bom, a quem Deus Pai de Bondade já acolheu em Seus braços, digo de coração: Tudo de bom.

Maria José Madeira, docente do DGE/UBI

 

 

Recordarei o Prof. Paulo Maçãs como um ser humano muito inteligente, amigo do seu amigo, altruísta, “apaziguador”, que me acompanhou durante 4 anos letivos de microeconomia e mestrado na UBI (93-98).  Que choque tão grande foi vê-lo partir tão cedo ... Até sempre Professor.

Ana Cristina Frazão

UBI - Universidade da Beira Interior - Departamento de Gestão e Economia
Estrada do Sineiro, 6201-209 Covilhã
Telefone: 275 319 600